top of page
728x90.gif

Prefeitura de Goiânia instala grama sintética em aproximadamente 500 metros no canteiro central da Av. Castelo Branco

  • Foto do escritor: OCANEDO OFICIAL
    OCANEDO OFICIAL
  • 18 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta semana a instalação de grama sintética em canteiros centrais de vias da capital. O material já foi colocado em um trecho de cerca de 500 metros da Avenida Castelo Branco, entre as praças Ciro Lisita e Walter Santos, no Setor Coimbra, e também está sendo implantado na Rua 44, no Setor Norte Ferroviário.


Segundo a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a opção pelo uso do material se deve ao aproveitamento de insumos adquiridos na gestão anterior e ao custo considerado elevado e ineficiente do plantio de grama natural durante o período de estiagem. “A medida foi pontual, aplicada em dois trechos que passaram por alterações recentes e exigiram nova jardinagem”, informou a companhia, em nota.


Na Avenida Castelo Branco, o canteiro já havia sido alterado em março, quando a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) abriu uma terceira faixa na via. O espaço de separação das pistas, que antes tinha 1,8 metro de largura, passou a ter um metro.


O arquiteto e paisagista David Finotti, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), avalia que a solução pode reduzir custos de manutenção, mas não considera a melhor escolha diante dos desafios climáticos. “Em termos de manutenção, ela [grama sintética] é mais barata porque não precisa de roçagem ou controle de pragas. Mas também temos que colocar a questão do custo ambiental e climático”, afirmou ao jornal O Popular.


Finotti defendeu que a gestão poderia investir em espécies nativas do Cerrado e em arborização. “Ao invés de estar discutindo colocar grama sintética, poderia estar utilizando elementos nativos e propondo a arborização. Aqui em Goiânia estamos indo ao contrário, utilizando plantas artificiais”, disse.

O especialista também alertou para riscos no período chuvoso, caso a instalação não seja acompanhada de infraestrutura adequada de drenagem.

300X250.gif
Mesmo com nova sinalização, caminhões continuam desrespeitando restrição na Rua Jorge Amador
Chuva com ventos fortes derruba expositor na Vila São Sebastião
Imagem do WhatsApp de 2025-04-26 à(s) 23.14.15_72504e4a.jpg

ocanedo.com

  • Instagram
  • YouTube
  • Instagram

Contato: (62) 99560-4760

Imagem do WhatsApp de 2025-04-26 à(s) 23.14.25_9a54048d.jpg
bottom of page