top of page
gif_728x90 (2).gif

Daniel Vilela participa de reunião no STF sobre redistribuição dos royalties do petróleo

  • 29 de abr.
  • 1 min de leitura

O governador de Goiás, Daniel Vilela, participou nesta terça-feira (28/4), em Brasília, de reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) com o ministro Cristiano Zanin para tratar da redistribuição dos royalties do petróleo. O encontro contou com governadores de outros estados e representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), dentro de uma articulação de 19 estados não produtores antes do julgamento do tema, marcado para 6 de maio.


Durante a reunião, foi apresentada uma proposta de acordo que prevê a aplicação da nova regra de distribuição a partir de maio de 2026, um período de transição de sete anos para os estados produtores, além da renúncia a valores retroativos e da exclusão da margem equatorial das discussões.


Goiás está entre os estados mais impactados pela suspensão da Lei nº 12.734/2012, determinada pelo STF em 2013. Segundo dados da Secretaria da Economia, o estado deixou de receber cerca de R$ 6,09 bilhões entre 2013 e 2025, com projeção de mais R$ 913 milhões em 2026. Em 2025, o repasse foi de aproximadamente R$ 25 milhões, enquanto, pela regra da lei suspensa, o valor seria de cerca de R$ 667 milhões.


A proposta é assinada por 19 estados e pela CNM. Os estados produtores, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, não participam da articulação e concentram cerca de 95% dos royalties do petróleo.


Nesta quarta-feira (29/4), o procurador-geral de Goiás, Rafael Arruda, dá continuidade às agendas em Brasília com reuniões com ministros do STF.


Mesmo com nova sinalização, caminhões continuam desrespeitando restrição na Rua Jorge Amador
Chuva com ventos fortes derruba expositor na Vila São Sebastião
Imagem do WhatsApp de 2025-04-26 à(s) 23.14.15_72504e4a.jpg

ocanedo.com

  • Instagram
  • YouTube
  • Instagram

Contato: (62) 99560-4760

Imagem do WhatsApp de 2025-04-26 à(s) 23.14.25_9a54048d.jpg
bottom of page